ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA


Para Piaget (1978) o conhecimento lógico-matemático é uma construção que resulta da ação mental da criança sobre o mundo, constituindo em agir sobre os objetos.  Diante premissa, quando falamos em conhecimento lógico-matemático, estamos nos referindo:

 Assinale apenas uma alternativa correta: 

 


A uma relação com objetos e eventos dissociados da vivência escolar. 


A uma generalização que impossibilita o aluno a tomar consciência das relações que estabelece com os objetos. 


A uma ação do sujeito, fora da abstração reflexiva que permite a ele tomar consciência das relações que estabelece com os objetos. 


A uma ação do sujeito e a uma abstração reflexiva que permite a ele tomar consciência das relações que estabelece com os objetos. 


Considerando seus estudos sobre o “Campo multiplicativo” (GOMES 2012, p. 238), analise as frases (assertivas) a seguir, quanto à veracidade do que é afirmado. A seguir assinale V para verdadeira e F para falsa.

( ) Nas situações multiplicativas, o todo é obtido pela soma das partes, sendo estas partes grandezas ou quantidades de uma mesma natureza. A soma de 5 laranjas e 4 bananas só é possível porque as laranjas e bananas são frutas;

( ) Nas situações aditivas, o todo é obtido pela soma das partes, sendo estas partes grandezas ou quantidades de uma mesma natureza. A soma de 5 laranjas e 4 bananas só é possível porque as laranjas e bananas são frutas;

( ) Nas situações multiplicativas, estão envolvidas duas grandezas (ou medidas, ou variáveis);

( ) Há certamente ligações entre raciocínio aditivo e multiplicativo, e o cálculo da multiplicação e divisão pode ser feito através da adição e subtração repetidas. Porém, diversos conceitos novos emergem no raciocínio multiplicativo;

Estão corretas as afirmativas contempladas em:


V, V, V, F.


V, V, F, V.


F, V, V, V.


F, V, V, F.


F, V, F, V.

Acredita-se que o educando possa ter sua capacidade estimulada ou tolhida. Isso, depende de o educador transmitir a seus alunos confiança para que eles se expressem verdadeiramente e que as atividades aplicadas sejam de acordo com a idade e a maturidade deles. Esta concepção propicia ao educador:

Marque apenas uma alternativa CORRETA. 


Recursos diversificados: utilizando a complexidade  de recursos nos anos finais do Ensino Fundamental. 


Aplicar o desenvolvimento da capacidade de raciocinar , não compreendendo o conhecimento.


Recursos estes que não levam a criança a resolver situações problemas.


Utilizar a prática apenas do livro didático e lousa. Assim, as crianças terão uma aprendizagem significativa. 


Uma prática com recursos  variados: dos mais simples aos mais elaborados.

O uso dos jogos como estratégia no ensino-aprendizagem permite que os alunos tenham situações desafiadoras para resolver problemas e permite, ainda, trabalhar para elaborar estratégias de resolução. Esta afirmativa deixa claro, a diversidade de comportamento das crianças para construir meios para a vitória, como também as reações diante da derrota. Pois, toda derrota no jogo gera revolta. Nesta situação, o professor deve: 


Não ensinar o aluno a construir estratégias para os próximos jogos.


Intervir bravamente, dizendo ao aluno que ele não participara dos próximos jogos. 


Intervir pacientemente, ajudando o aluno derrotado a superar o sentimento de frustração.


Dizer ao aluno, que em todos os jogos ele deve ganhar.


Dizer a seguinte frase: perder faz parte da vida. 

Na realização de operações matemáticas, há a necessidade de compreender os conceitos matemáticos que lhes dão significados. Isto é, as situações-problema, em que uma mesma operação pode ser utilizada como estratégia de resolução, possuem algo em comum, que merece ser analisado e conhecido.

Assim, é necessário:


Saber preparar, para que as futuras decisões interfiram significante no processo de ensino-aprendizagem da turma escolar.


Saber planejar, tomar decisões e utilizar uma operação matemática adequada para resolver determinadas situações que o aluno precisa aprender a utilizar, tanto na escola, quando fora dela.


Utilizar todos os recursos pedagógicos, para que a aprendizagem dos alunos, sejam dentro e fora da escola. 


Não existe a possibilidade de decisões. O aluno aprende de forma mecânica, fora do contexto educacional. 


Não existe necessidade de saber planejar, apenas utilizar uma operação matemática para resolver todas as situações-problemas. 

Os problemas de composição estão intimamente relacionados às situações que envolvem parte-todo: juntar uma parte com outra parte para obter o todo, ou subtrair uma parte do todo para obter a outra parte. A partir dessa afirmativa, resolva e assinale a alternativa que apresenta a resposta correta:

No mês de janeiro, o peso de Viviane era 58 quilos. Após seis meses, seu peso aumentou para 64 quilos. Neste período, quantos quilos Viviane engordou?


cinco


oito


sete


quatro


seis

A Matemática se faz presente na nossa vida desde o nosso nascimento. Sendo assim, os alunos da educação infantil, estão em uma fase lúdica, na qual o brincar é um direito legítimo e uma maneira de desenvolver-se amplamente. Diante desse fato, as aulas de matemática para essas crianças, precisam ser diferenciadas, contendo:


um ensino engessado, no qual o aluno é meramente reprodutor.


espaço para jogos, brincadeiras, histórias, fábulas, situações-problema, experimentos e tantas outras atividades que compõem o universo infantil. 


apenas brincadeiras no recreio. 


apenas jogos de tabulerio sem regras.


apenas brincadeiras dentro da sala de aula.

De acordo com a teoria do campo multiplicativo, marque a única opção correta.

Para fazer uma torta salgada, Irani utiliza três xícaras de farinha de trigo. De quantas xícaras de farinha Irani precisará pra fazer quatro tortas? 


dez xícaras.


onze xícaras.


treze xícaras.


doze xícaras.


nove xícaras.

Há certamente ligações entre raciocínio aditivo e multiplicativo. Pois, a relação que existe entre multiplicação e adição está centrada no processo de cálculo da multiplicação: o cálculo da multiplicação pode ser feito usando-se adição repetida. PORQUE?

Dentre as opções abaixo, marque a ÚNICA opção correta.

 


A multiplicação é distributiva com relação à adição.


A divisão é distributiva com relação à adição.


A multiplicação é distributiva com relação à subtração.


A adição é distributiva com relação à adição.


A subtração é distributiva com relação à multiplicação.

A expressão matemática remete-se a ideia de contagem, de quantificação e de formas, exigindo da criança reconhecer com propriedade as características de número e numeral.

      PORQUE

A ideia de número é uma aplicação do conhecimento mental complexa e a ideia de numeral é uma aplicação de conhecimento social.


A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda, uma proposição verdadeira.


Todas as alternativas estão erradas. 


A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa.


Tanto a primeira quanto a segunda asserção são proposições verdadeiras.


As duas asserções são proposições falsas, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.